BiciFest celebra a bicicleta na capital mineira

Nos próximos dias 1, 2 e 3 de dezembro acontece e Belo Horizonte o BH BiciFest, evento que revelará a cultura da bicicleta na capital mineira. Debates, exposições, oficinas e festas são algumas das atividades do festival.

Segundo so organizadores o objetivo das atividades é  refletir, promover e celebrar o cenário da bicicleta em Belo Horizonte. A programação começam com debates de temas diversos, no campus UNA Liberdade. Entre as mesas propostas durante o evento estão temas como a “Bicicleta, inovação e dinamismo econômico” e “Bicicleta e a diversidade político-cultural”.

A programação inclui ainda sessão de bicifilmes (filmes feitos com a bicicleta) como a Mostra de Vídeos Bicicultura. A mostra é uma forma de estimular novas produções focadas na cultura da bicicleta; explica José Renato Bergo, articulador da mostra, “O objetivo é divulgar o que vem sendo produzido e estimular “ciclorealizadores” a criarem novos e melhores projetos audiovisuais, de modo que alinhem suas expectativas para mais, num circulo virtuoso onde possamos observar o nosso jeito de pedalar e discutir como incentivar outras pessoas a sair por aí num rolê”, escreveu.

alter

Ciclovia Caran Alter – Vídeo do jornalista Palestina Israel que conta uma cômica história de um palhaço e sua bicicleta.

Além da mostra de vídeo 5 exposições sobre bicicleta, compõem o festival como a “Gambicis Cubanas” do jornalista e fotografo Gil Sotero que registrou em 2013 as gambiarras nas bicicletas de muitos cubanos que usam a magrela para se deslocar na Ilha. “Gambici é um termo usado por bicicleteiros para resolver “questões” físicas na bicicleta e que não necessitem de uso de peças especificamente desenvolvidas como acessório. A escassez de peças para bicicletas (uma das consequências do embargo econômico imposto pelos EUA a Cuba) fez os cubanos usarem a criatividade para manter em funcionamento bicicletas que estariam no ferro velho de muitos países. Em Cuba as bicicletas sofrem inúmeras transformações enquanto cumprem suas principais funções; transporte de pessoas e de cargas” destacou Sotero. O jornalista também observou aspectos políticos na cultura da bicicleta que torna a ilha singular para ciclistas.  “Cuba tem umas das menores taxas de morte no trânsito das Américas. É tão seguro que no dia-a-dia é possível notar bicicletas, carroças, triciclos, carros, caminhões e ônibus ocupando a mesma via e compartilhando o espaço tranquilamente. O baixo índice de criminalidade deixa as bicicletas livres e soltas. Em muitas partes de Cuba as bicicletas não são trancadas” completou.


Nos dois dias também acontecerão happy hours na Benfeitoria (Rua Sapucaí), no período da noite.

Oficinas, pedaladas e sessões de filme, acontecerão de forma simultânea, no campus UNA Liberdade. Para participar, é preciso fazer uma inscrição gratuitamente pelo Sympla. Entre as atividades estão oficinas de mecânica básica e uma pedalada pela cidade com o objetivo de reconhecer plantas alimentícias não convencionais.

No dia 3, último dia do festival, acontece uma Ciclofesta de Rua. O evento acontece em parte da rua Sapucaí, que estará aberta exclusivamente para pedestres e ciclistas, que poderão aproveitar a feira de produtos, atividades de lazer, artÍsticas e esportivas, como partidas de Bike Polo. Para fechar o evento, às 21h o Bloco da Bicicletinha, o criativo bloco de carnaval sob duas rodas.

O BH BiciFest 2016 é realizado pela BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, Benfeitoria e Seatpost, com o apoio institucional do Centro Universitário UNA, Greco Design, Belotur, BHTrans e Prefeitura de Belo Horizonte. O festival conta com o patrocínio de Bike Anjo BH, do Nossa BH e Bicideia – Mercado Virtual e a parceria da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

Veja abaixo a programação do BH BiciFest

programacao-bh-bicifest-dia-3

programacao-bh-bicifest-dias-1-e-2

Facebook: www.facebook.com/BHBicifest
Telegram: https://telegram.me/bhbicifest

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s