Belo Horizonte recebe mostra de cinema movida a pedalada 

  

De 18 e 19 de junho Belo Horizonte recebe o Cine Pedal Brasil um festival itinerante idealizado pela produtora inffinito. A mostra exibirá longas-metragens com temas relacionados a mobilidade urbana e meio ambiente . Os filmes serão projetados a partir da energia gerada por pedaladas em bicicletas.  

Para a projeção dos filmes o Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases. Bicicletas de qualquer ciclista da cidade podem ser usadas para gerar energia durante o evento. As magrelas produzirão a energia que será distribuída ao projetor. Cada participante precisa gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. Um mostrador digital avisa quanta energia está sendo gerada em cada pedalada. 

Segundo organizadores o evento visa promover a cultura do audiovisual, a mobilidade e saúde. “Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Queremos difundir o conhecimento sobre energias renováveis e fomentar a conscientização sobre o meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis. Também desejamos incentivar o uso da bicicleta como alternativa ecológica e saudável de transporte nas cidades para contribuir com o aumento da mobilidade urbana”, declara Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Alem da capital mineira outras 4 cidades brasileiras receberão a primeira edição do Cine Pedal Brasil. Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Sobre os filmes exibidos

Com curadoria de Adriana L. Dutra, os filmes projetados serão os documentários Bike vs Carros e 5 vezes Chico o Velho e Sua Gente.

Bike vs Carros – Com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.

5 vezes Chico o Velho e Sua Gente – traz a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

Sobre Diálogos Com o Público

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos documentários exibidos. Mediados também por Adriana L. Dutra – cineasta e Diretora do Cine Pedal, os debates terão como temas: mobilidade x inovação e meio ambiente e
sustentabilidade x educação.

Mobilidade x inovação
No diálogo será discutido como as novas tecnologias podem contribuir para a difusão e promoção de soluções inteligentes para a mobilidade urbana.
Serviço

1º Cine Pedal Brasil
Belo Horizonte
18 e 19 de junho

Programação; 

15h- Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento

15h30 Oficina de vídeo para crianças

16h- Subida da Tela e Apresentação de DJ;

17h- Diálogos Com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;

18h30- Exibição do filme;

22h- Fim da programação.

Fonte: Produtora Infinitta 

Advertisements

11 thoughts on “Belo Horizonte recebe mostra de cinema movida a pedalada 

  1. Pingback: Belo Horizonte recebe mostra de cinema movida a pedalada | Deu a louca na Letz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s