Belo Horizonte pode ganhar mais bicicletários em lugares públicos 

Por Gil Sotero

  

Quem pedala em BH sente na prática a dificuldade em encontrar paraciclos ou bicicletários em lugares públicos, tendo que muitas vezes recorrer a postes, árvores e etc. A vida do ciclista urbano em BH pode ser facilitada em breve. Foi aprovada, nesta quarta, 03, em primeiro turno o Projeto Lei  n° 757/13 de autoria do vereador Adriano Ventura (PT), que  determina a criação de bicicletários públicos em BH. 

  
O projeto define que o Executivo construirá bicicletário (para uso exclusivo de guarda de bicicleta) em locais de grande afluxo de público (órgão público, escola pública, parque e praça, unidade de saúde, terminal e estação do transporte coletivo e ao longo de ciclovias). Adriano que também é ciclista em BH falou sobre o projeto – “A ideia é encontrar uma forma de implementar políticas públicas que favoreça a mobilidade urbana  e incentive de fato o uso das bicicletas. O primeiro agente a dar exemplo precisa ser o público então a ideia do projeto é que toda repartição pública se comprometa a arrumar um local para acolher as pessoas que escolheram ir de bicicleta, que é bom para toda a cidade. Fazer bicicletarios como o daqui da CMBH, que fica próximo à entrada e  com segurança são maneiras  de requalificar o uso da bicicleta pelo cidadão” declarou o parlamentar. 

 

Adriano costuma usar a bicicleta para ir a CMBH

 
O vereador também criticou o programa municipal de incentivo à pedalar: o programa Pedala BH. “O programa Pedala BH é um engodo. O que adianta você ter um sistema como o Bike BH se você não possui uma rede ampla e interligada de ciclovias, campanhas educativas  e tão pouco bicicletarios?”, questionou Adriano.

Na mesma sessão foi aprovado outro Pl do vereador sobre mobilidade (PL 511/13)  que cria o Programa BH Inversão de Mãos das Avenidas Congestionadas. 

Ambas PL’s aguardam votação em segundo turno para então serem sancionadas pelo prefeito. 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s